terça-feira, 25 de agosto de 2009

Paciência


Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.

O desenvolvimento da paciência
Diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta trás inúmeros benefícios. É possível exercitar a paciência em diversas áreas, como por exemplo: No trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no trabalho, nos estudos, na pescaria, etc. Uma pessoa paciente sabe que para alcançar um objetivo é necessário passar por pequenos obstáculos que devem ser analisados cuidadosamente para passar ao próximo obstáculo até alcançar o objetivo final. O impaciente, ao contrário, costuma ver o problema como um todo, e por isso normalmente fica nervoso e estressado pois não consegue resolver as coisas de uma vez só.


Costumo dizer que paciência é a palavra chave de tudo, quem têm paciência consegue alcançar tudo aquilo o qual almeja. O paciente vive mais, sorri mais, é muito mais feliz. A paciência não é somente uma virtude, mas um estilo de vida o qual a adaptação é alcançada a longo prazo. A vida passa rapidamente pra quem não tem pressa. "Todos os caminhos são iguais, os que levam a glória ou a perdição", então seja paciente, estude com calma, planeje, espere, tenha paciência.

Mas porque ser paciente é tão dificil?

Um comentário:

  1. A paciência, é pedida, mais nunca cumprida, pedimos paciência, mais percebemos no decorrer da vida que não a temos. Ser paciente é difícil, pois, não está dentro do nosso contexto que todos os dias sejão iguais, e a paciência faz parte de algo do cotidiano.

    Somos impacientes, porque precisamos nos preocupar com algo, e só assim para considerarmos a vida agitada.
    Carla Teixeira

    ResponderExcluir