terça-feira, 15 de setembro de 2009

Felicidade

A massacrante felicidade dos outros...
Há no ar um certo queixume sem razões muito claras.
Converso com mulheres que estão entre os 40 e 60 anos, todas com profissão, marido, filhos, saúde, e, ainda assim, elas trazem dentro delas um não-sei-o-quê perturbador, algo que as incomoda, mesmo estando tudo bem. De onde vem isso?
Anos atrás, a cantora Marina Lima compôs com o seu irmão, o poeta Antonio Cícero, uma música que dizia: 'Eu espero/ acontecimentos/ só que quando anoitece/ é festa no outro apartamento'.
Passei minha adolescência com a mesma sensação de que algo muito animado estava acontecendo em algum lugar para o qual eu não tinha convite. É uma das características da juventude: considerar-se deslocado e impedido de ser feliz como os outros são - ou aparentam ser. Só que chega uma hora em que é preciso deixar de ficar tão ligada na grama do vizinho... As festas em outros apartamentos são fruto da nossa imaginação, que é infectada por falsos holofotes, falsos sorrisos e falsas notícias. Os notáveis alardeiam muito suas vitórias, mas falam pouco das suas angústias, revelam pouco suas aflições, não dão bandeira das suas fraquezas... Então, fica parecendo que todos estão comemorando grandes paixões e fortunas, quando, na verdade, a festa lá fora não está tão animada assim! Ao amadurecer, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma. Estamos todos no mesmo barco, com motivos pra dançar pela sala e também motivos pra se refugiar no escuro, alternadamente. Só que os motivos pra se refugiar no escuro raramente são divulgados. Prá consumo externo, todos são belos, sexy, lúcidos, íntegros, ricos, sedutores, enfim, campeões em tudo! Fernando Pessoa também já se sentiu abafado pela perfeição alheia - e olha que na época em que ele escreveu estes versos não havia esta overdose de revistas que há hoje, vendendo um mundo de faz-de-conta: 'Nesta era de exaltação de celebridades - reais e inventadas - fica difícil mesmo achar que a vida da gente tem graça.' Mas tem.Paz interior, amigos leais, nossas músicas, livros, fantasias, desilusões e recomeços, tudo isso vale ser incluído na nossa biografia.. Ou será que é tão divertido passar dois dias na Ilha de Caras fotografando junto a todos os produtos dos patrocinadores?
Compensa passar a vida comendo alface para ter o corpo que a profissão de modelo exige? Será tão gratificante ter um paparazzo na sua cola cada vez que você sai de casa? Estarão mesmo todos realizando um milhão de coisas interessantes enquanto só você está sentada no sofá pintando as unhas do pé? Favor não confundir uma vida sensacional com uma vida sensacionalista. As melhores festas acontecem dentro do nosso próprio apartamento...
(Martha Medeiros)
 Depois que descobrimos que passamos por isso, ficamos nos perguntando se a vida nao chega a ser engraçada, como que as coisas são tão diferentes pra uns e pra outros....
Tantas contradições que nós mesmos fazemos, e sem ao menos perceber como são as coisas, essas controversias da vida começa desde que nascemos.
São coisas básicas, mas que se pararmos pra pensar é muiiiiiiiiiiito interessante mesmo, como é por exemplo, que uma pessoa fuma e não traga ? eu sinceramente não consigo entender. Os religiosos dizem: - Fazer o bem sem olhar a quem e sem esperar algo em troca e ao mesmo tempo dizem : - Faça sua parte que logo serás recompensado! dá pra entender ? Eu fico meio bolado aqui, as vezes me pego pensando assim vagando em meio a tantos pensamentos tentando buscar pelo menos um início para soluções. Mas é mesmo assim, não existem respostas para alguns questionamentos, agente bem nasce e já começa a morrer. Como que uma pessoa ora e não crê ? Por que a biblía mesmo nos deixa confuso! só por isso ! (Opinião minha), e vou falar de outras contradições não mais ligadas a religião, caso contrário não deixarei de escrever tão cedo e sei que terei varios comentários aqui, de opiniões controversas as minhas. Quem nunca ouviu que nada é impossivel? Mas se não existe nada impossivel, por que cargas d'aguas existe ao menos a palavra impossivel?... por que médicos tentam salvar uma vida e diz que é quase impossivel que o paciente sobreviva ? é quase impossivel, um aluno passar de ano? é impossivel alguem ficar horas sem respirar? Mas não dizem que nada é impossivel ? Realmente existem sonhos que sabemos que podemos realizar e passamos grande parte da nossas vidas lutando para conquista-los, mas muitaas pessoas morrem e não realizam os mesmo, nem ao menos chegam perto mesmo tento lutado por toda vida. Se não é pra existir a fome porque viramos a cara na rua para não ajudar o próximo ? Deve ser por que pensamos assim: trabalho o mês todo pra ganhar meu pouco dinheiro suado pra vir um qualquer ficar sentado no passeio e arrecadar uma boa grana no fim da tarde? aonde ? Mas faça sua parte e logo serás recompensado.... mas faça o bem sem olhar a quem e nem tão pouco esperando algo em troca ... locura pura. Só fumando muita maconha pra poder entender uma porra dessa... Por que dizem que nunca é tarde? Será mesmo que nunca é tarde ? Como que nunca é tarde ? O jornal mostra uma senhora de 99 anos que se formou em direito... noooooosssaaaaaa, realmente não foi tarde pra ela se formar, mas creio eu que ela não advogar pra ninguém mais nessa vida. Nunca é tarde quando se tem alguém numa piscina ou no mar se afogando e você ta com fome e seu rango acabara de chegar, ai a pessoa espera você almoçar pra depois ir la salva-la, afinal nunca é tarde! E no final .. quantos sapos temos que engolir pra tentar descobrir isso tudo e buscar a verdadeira felicidade ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário